Pular para o conteúdo principal

Mulher processa o Facebook por uso não autorizado de imagem

A canadense Debbie Douez clicou no botão de “curtir” da página no Facebook do grupo Cool Entrepeneurs e acabou se surpreendendo algumas horas depois. Sua foto havia sido utilizada em uma espécie de anúncio da empresa, com os dizeres “Debbie curte o Cool Entrepeneurs”, enviado a todos os seus amigos na rede social. Foi o bastante para irritar a mulher, que decidiu processar o Facebook pelo ocorrido.

O processo ocorreu pois a Cool Entrepeneurs estaria realizando uma “história patrocinada”, serviço de publicidade que a rede social passou a comercializar em 2011. A advogada da canadense, Luciana Brasil, revelou em entrevista ao canal CBC os motivos da ira de sua cliente com o uso indevido de sua imagem. “Se você vai usar a foto ou nome de alguém para qualquer coisa, precisa de sua autorização. A posição da Senhora Douez neste caso é de que o seu consentimento não foi obtido”, disse.

Luciana reclamou que a maneira como o anúncio foi criado vai totalmente contra os direitos de sua cliente, que mora em Vancouver. Ela também lembrou que ações semelhantes já haviam sido alvo de denúncias nas regiões de Saskatchewan e Manitoba, também no Canadá.
No entanto, há um detalhe a ser ressaltado. No termo de serviços e responsabilidade do Facebook, que todo usuário precisa aceitar para fazer o cadastro na rede social, há um trecho que diz que a pessoa autoriza a utilização de seu nome e foto de perfil em casos como esse – a não ser que bloqueie suas informações nas configurações do site. O caso ainda não foi julgado, mas espera-se uma resolução nos próximos dias.
Via Daily Dot 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grazi diz que já armaram para acusá-la de roubo no Projac

Grazi Massafera abriu seu coraçãozinho em entrevista para a revista Marie Claire. Como agora ela está por cima, soltou os cachorros em cima de quem tentou prejudicá-la quando era apenas uma ex-BBB tentando a fama. Veja o que a ex-BBB disse: "Estou há dez anos fazendo novelas e às vezes, em cena, reencontro atores que tentaram puxar meu tapete quando comecei. Em minha primeira cena de choro em Páginas da Vida (2006), uma colega do elenco ficou atrás do câmera, me encarou e sussurrou: ‘Você não vai conseguir!’.

Os dez segredos da vida privada de Fidel Castro

Jamais saberemos quantos segredos Fidel Castro levou para o túmulo. Por décadas a fio, a vida privada do líder cubano foi guardada a sete chaves. As motivações estariam ligadas à sua segurança, como ele próprio explicou em entrevista a jornalistas em Havana, em 2000. "(A CIA e os exilados cubanos) querem saber se tomei ou não tomei banho, os detalhes de como está a minha próstata e querem, inclusive, raios X", afirmou. Mas Fidel também acreditava que autoridades como ele não deveriam misturar a vida pública com a privada. "Sendo assim, reservei-me uma liberdade absoluta", disse em um documentário em 2001. Alguns detalhes, no entanto, escaparam dessa cuidadosa blindagem. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, selecionou dez deles.

Angelina Jolie se torna alvo de investigação contra Brad Pitt

A investigação sobre a conduta de Brad Pitt com os filhos foi expandida para a atriz Angelina Jolie. O Departamento de Infância e Serviços Familiares do condado de Los Angeles (Califórnia) começou a investigar depois de um incidente no avião particular da família. Na ocasião, Brad Pitt teria se excedido numa briga com o filho Maddox, de 15 anos. As informações são do site TMZ.