Pular para o conteúdo principal

Presos vão limpar terrenos baldios e consertar prédios públicos em Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, vai assinar na segunda-feira, 6, um convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado para utilizar a mão de obra de detentos do regime semiaberto em trabalhos de manutenção da cidade. De acordo com a Prefeitura, limpezas de terrenos baldios e conserto de prédios públicos estão entre as atividades.

O número de detentos utilizados será variável de acordo com a demanda de cada ação. Todos eles serão escolhidos por bom comportamento. Os apenados vão receber um salário mínimo pelo trabalho, além de um dia a menos de pena para cada três dias trabalhados. De acordo com o prefeito, o convênio traz uma economia para o município, já que vai substituir serviços terceirizados que trazem custos para a Prefeitura, ao mesmo tempo em que trabalha na ressocialização dos detentos: “temos detentos especializados em diversas atividades, como marceneiros, eletricistas, pedreiros, o que nos permite, até mesmo, utilizá-los para pequenas manutenções em escolas e centros de saúde”, explica o prefeito.
Nos casos de terrenos baldios, segundo Loureiro, a parceria já foi realizada em anos anteriores, quando o prefeito era secretário de Continente da Capital. “Notificávamos os donos de terrenos baldios que estavam com sujeira a realizarem a limpeza. Para aqueles que não cumpriam a determinação, nós utilizávamos a mão de obra dos apenados para fazer o trabalho e, posteriormente, cobramos os proprietários, conforme prevê a lei municipal”, lembra o prefeito. A expectativa da Prefeitura é de que mais de mil terrenos baldios possam ser limpos pelo convênio, evitando uma série de transtornos e até mesmo doenças nos bairros.
Além dos detentos do regime semiaberto, o convênio também inclui pessoas que cumprem pena alternativa. Após a assinatura entre Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a parceria vai aguardar a autorização do Judiciário para iniciar os trabalhos. 
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angelina Jolie se torna alvo de investigação contra Brad Pitt

A investigação sobre a conduta de Brad Pitt com os filhos foi expandida para a atriz Angelina Jolie. O Departamento de Infância e Serviços Familiares do condado de Los Angeles (Califórnia) começou a investigar depois de um incidente no avião particular da família. Na ocasião, Brad Pitt teria se excedido numa briga com o filho Maddox, de 15 anos. As informações são do site TMZ.

Grazi diz que já armaram para acusá-la de roubo no Projac

Grazi Massafera abriu seu coraçãozinho em entrevista para a revista Marie Claire. Como agora ela está por cima, soltou os cachorros em cima de quem tentou prejudicá-la quando era apenas uma ex-BBB tentando a fama. Veja o que a ex-BBB disse: "Estou há dez anos fazendo novelas e às vezes, em cena, reencontro atores que tentaram puxar meu tapete quando comecei. Em minha primeira cena de choro em Páginas da Vida (2006), uma colega do elenco ficou atrás do câmera, me encarou e sussurrou: ‘Você não vai conseguir!’.

Os dez segredos da vida privada de Fidel Castro

Jamais saberemos quantos segredos Fidel Castro levou para o túmulo. Por décadas a fio, a vida privada do líder cubano foi guardada a sete chaves. As motivações estariam ligadas à sua segurança, como ele próprio explicou em entrevista a jornalistas em Havana, em 2000. "(A CIA e os exilados cubanos) querem saber se tomei ou não tomei banho, os detalhes de como está a minha próstata e querem, inclusive, raios X", afirmou. Mas Fidel também acreditava que autoridades como ele não deveriam misturar a vida pública com a privada. "Sendo assim, reservei-me uma liberdade absoluta", disse em um documentário em 2001. Alguns detalhes, no entanto, escaparam dessa cuidadosa blindagem. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, selecionou dez deles.