Pular para o conteúdo principal

Presos vão limpar terrenos baldios e consertar prédios públicos em Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, vai assinar na segunda-feira, 6, um convênio com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado para utilizar a mão de obra de detentos do regime semiaberto em trabalhos de manutenção da cidade. De acordo com a Prefeitura, limpezas de terrenos baldios e conserto de prédios públicos estão entre as atividades.

O número de detentos utilizados será variável de acordo com a demanda de cada ação. Todos eles serão escolhidos por bom comportamento. Os apenados vão receber um salário mínimo pelo trabalho, além de um dia a menos de pena para cada três dias trabalhados. De acordo com o prefeito, o convênio traz uma economia para o município, já que vai substituir serviços terceirizados que trazem custos para a Prefeitura, ao mesmo tempo em que trabalha na ressocialização dos detentos: “temos detentos especializados em diversas atividades, como marceneiros, eletricistas, pedreiros, o que nos permite, até mesmo, utilizá-los para pequenas manutenções em escolas e centros de saúde”, explica o prefeito.
Nos casos de terrenos baldios, segundo Loureiro, a parceria já foi realizada em anos anteriores, quando o prefeito era secretário de Continente da Capital. “Notificávamos os donos de terrenos baldios que estavam com sujeira a realizarem a limpeza. Para aqueles que não cumpriam a determinação, nós utilizávamos a mão de obra dos apenados para fazer o trabalho e, posteriormente, cobramos os proprietários, conforme prevê a lei municipal”, lembra o prefeito. A expectativa da Prefeitura é de que mais de mil terrenos baldios possam ser limpos pelo convênio, evitando uma série de transtornos e até mesmo doenças nos bairros.
Além dos detentos do regime semiaberto, o convênio também inclui pessoas que cumprem pena alternativa. Após a assinatura entre Governo do Estado e Prefeitura de Florianópolis, a parceria vai aguardar a autorização do Judiciário para iniciar os trabalhos. 
As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grazi diz que já armaram para acusá-la de roubo no Projac

Grazi Massafera abriu seu coraçãozinho em entrevista para a revista Marie Claire. Como agora ela está por cima, soltou os cachorros em cima de quem tentou prejudicá-la quando era apenas uma ex-BBB tentando a fama. Veja o que a ex-BBB disse: "Estou há dez anos fazendo novelas e às vezes, em cena, reencontro atores que tentaram puxar meu tapete quando comecei. Em minha primeira cena de choro em Páginas da Vida (2006), uma colega do elenco ficou atrás do câmera, me encarou e sussurrou: ‘Você não vai conseguir!’.

Os dez segredos da vida privada de Fidel Castro

Jamais saberemos quantos segredos Fidel Castro levou para o túmulo. Por décadas a fio, a vida privada do líder cubano foi guardada a sete chaves. As motivações estariam ligadas à sua segurança, como ele próprio explicou em entrevista a jornalistas em Havana, em 2000. "(A CIA e os exilados cubanos) querem saber se tomei ou não tomei banho, os detalhes de como está a minha próstata e querem, inclusive, raios X", afirmou. Mas Fidel também acreditava que autoridades como ele não deveriam misturar a vida pública com a privada. "Sendo assim, reservei-me uma liberdade absoluta", disse em um documentário em 2001. Alguns detalhes, no entanto, escaparam dessa cuidadosa blindagem. A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, selecionou dez deles.

Angelina Jolie se torna alvo de investigação contra Brad Pitt

A investigação sobre a conduta de Brad Pitt com os filhos foi expandida para a atriz Angelina Jolie. O Departamento de Infância e Serviços Familiares do condado de Los Angeles (Califórnia) começou a investigar depois de um incidente no avião particular da família. Na ocasião, Brad Pitt teria se excedido numa briga com o filho Maddox, de 15 anos. As informações são do site TMZ.